Como calcular o índice de valorização do imóvel com energia solar?

Para os profissionais do ramo imobiliário, existe um fenômeno que está surpreendendo muita gente, que é a valorização do imóvel com energia solar. Estes imóveis estão se tornando cada vez mais populares e as pessoas estão dando preferência para esse tipo de imóvel.

O problema é que imóveis que contam com sistemas de captação da energia solar ainda são exceção, ou seja, ainda existem poucos imóveis que contam com essa tecnologia.

Consequência, o valor desses imóveis aumenta muito, o que torna muito vantajoso para os proprietários que desejam vender esses imóveis.

O que motiva a valorização do imóvel com energia solar?

A lógica por trás dessa valorização é bem simples. Trata-se de uma questão de capitalismo básico. Existe uma grande demanda por imóveis com energia solar, mas a oferta ainda é baixa.

É por isso que imóveis que possuem este tipo de recurso estão cada vez mais valorizados.

De acordo com alguns institutos de pesquisa norte-americanos, para calcular o índice de valorização do imóvel com energia solar é necessário somar a valorização do M² a 6% do valor total da área.

Em outras palavras, os imóveis com energia solar são no mínimo 6% mais caros que imóveis comuns.

valorização do imóvel com energia solar

4 MELHORES AÇÕES PARA ECONOMIZAR ENERGIA

Por que é importante incluir a energia solar no seu projeto de construção?

Os custos de instalação da energia solar estão baixando aos poucos. À medida que as tecnologias se popularizam fica mais fácil encontrar imóveis com energia solar.

É por este motivo que muitas pessoas já estão adicionando o custo dos sistemas de geração de energia solar ao projeto de construção de suas casas. Mas existem outras vantagens de fazer isso, como:

  • Maior eficiência de geração;
  • Maior autonomia do sistema;
  • Menor consumo de energia no imóvel;
  • Redução no custo de instalação.

É VERDADE QUE VÃO TAXAR ENERGIA SOLAR? ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!

Por que incluir a energia solar no projeto de construção gera mais eficiência?

É simples, enquanto a instalação de energia solar tradicional envolve um projeto que adapta o sistema de captação às condições do imóvel, construir com um projeto pronto faz com que o imóvel também possa se adaptar às necessidades do sistema.

É muito mais fácil aproveitar os ângulos de maior incidência solar antes se a casa for construída para receber um sistema de microgeração ou minigeração.

Por que a autonomia do sistema é maior?

A autonomia desses sistemas acaba sendo maior porque a captação de energia é mais eficiente. Então, o rendimento na geração de energia acaba sendo mais estável do que em outros projetos.

Por que imóveis projetados para energia solar consomem menos?

Além de possuir um sistema de geração de energia solar que reduz o consumo, imóveis que são projetados para a energia solar geralmente possuem soluções que visam tornar o consumo mais sustentável.

Geralmente os imóveis que são projetados para receber um sistema de energia fotovoltaico possuem soluções para melhorar a captação da luz solar, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Por que instalar energia solar durante a construção do imóvel pode ser mais barato?

Isso acontece porque o imóvel acaba sendo construído para respeitar os limites de geração da energia solar. Ou seja, os proprietários podem ajustar o imóvel para a capacidade de geração do sistema.

Como reduzir o custo de um sistema gerador de energia solar?

Existem diversas formas de baratear a energia solar. Uma das formas mais práticas é negociar condições de pagamento diretamente com a empresa responsável.

Além disso, você pode usar um sistema de geração de energia solar menos robusto. Isso pode te ajudar a economizar tanto energia como recursos na hora de investir, já que você pode se programar para utilizar aparelhos eletrodomésticos mais econômicos.

Se você investir em energia solar durante a construção do seu imóvel pode aumentar consideravelmente o índice de valorização do imóvel com energia solar. Se gostou do artigo, compartilhe com outros o conteúdo do Nubb. Não esqueça de deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *