Email Marketing e Whatsapp são duas das ferramentas mais populares para campanhas de marketing digital. Mas qual é a melhor opção para o seu negócio?
Neste artigo, vamos comparar as duas ferramentas e analisar as vantagens e desvantagens de cada uma. Também daremos algumas dicas sobre como escolher a melhor opção para sua campanha.
Email Marketing e Whatsapp: quais as diferenças?
O Email Marketing e o Whatsapp são duas ferramentas muito úteis que podem ajudar os empreendedores a atingirem seus objetivos estratégicos. Porém, é preciso avaliar bem quais as principais diferenças entre elas para decidir qual o melhor caminho para maximizar os resultados.
No Email Marketing, é possível segmentar os contatos de acordo com seus interesses, ações anteriores de um usuário, dados demográficos, entre outros. Assim, a campanha pode ser personalizada com conteúdos mais direcionados, aumentando as chances de obter leads qualificados. O alcance é outro ponto a se levar em conta, já que o envio de emails é feito para contatos, que já estão cadastrados e pré autorizados a recebê-los.
Já no Whatsapp, é possível criar listas de contatos e enviar mensagens de forma direta. O potencial de engajamento e interação nesse caso é maior, pois somos muito mais propensos a abrir e ler o que chega por Whatsapp. Contudo, não podemos esquecer que os contatos são pessoas reais, com preferências e necessidades, sendo importante conteúdos informativos e relevantes para conquistar a confiança dos usuários.
Desafios para maior entregabilidade
O maior desafio para ambos é a entregabilidade das campanhas. No Email Marketing existe uma política rigorosa anti-spam, exigindo que você siga todas as boas práticas de envio, como utilizar uma lista de contatos cadastrados (optin), configurações como SPF, DKIM e DMARC, um html responsivo, entre outros. E no Whatsapp existem regras severas aplicadas pela Meta (Facebook), exigindo um chip aquecido e envios para poucos contatos.
Para escolher entre Email Marketing e Whatsapp, é importante estudar também as necessidades do seu negócio. Uma campanha pode usar os dois canais para otimizar resultados, pois ambos apresentam potencial para melhorar a comunicação com o público. O certo mesmo é fazer testes em cada canal para identificar o que mais converte.
Vantagens do Email Marketing em relação ao Whatsapp
– Maior alcance: é possível fazer disparos em massa, atingindo um público muito maior;
– Maior personalização de conteúdo: permite mais conteúdo com imagens e textos, além de personalizações com dados variáveis e segmentação por comportamento;
– Baixo custo: por ser amplamente popular, esta ação tem baixo custo para efetivá-la.
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Vantagens do Whatsapp em relação ao E-mail Marketing
– Maior taxa de abertura e visualização: normalmente as pessoas costumam ler as mensagens recebidas, assim que elas chegam.
– Maior engajamento: O nível de interatividade também é maior dentro do Whatsapp, o que possibilita um diálogo instantâneo com a empresa.
Conclusão
Ambos os canais de comunicação, Email Marketing e Whatsapp, têm seus pontos fortes e fracos. Por isso, é importante buscar ferramentas e profissionais qualificados para ajudá-lo a implementar as ações, mensurar o retorno e escolher a que for mais adequada para o seu negócio.
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