eletricista fotovoltaico

Quem pode fazer o projeto e homologação energia solar?

Muitos brasileiros estão buscando a energia solar como forma de economizar e poupar dinheiro. Esta é uma das melhores formas de economizar de forma consciente e sustentável, entretanto, é importante destacar que antes de investir nos materiais é importante buscar um profissional capacitado para fazer o projeto e homologação energia solar.

Os brasileiros tradicionalmente buscam formas inusitadas e criativas de economizar dinheiro. É exatamente por este motivo que a energia fotovoltaica está se tornando tão popular. Entretanto, preocupados com a economia, muitos acabam esquecendo de analisar quais são as exigências para homologação de um projeto de energia solar, é por isso que neste artigo vamos considerar que são os profissionais que podem trabalhar com esse tipo de serviço.

Quem deve fazer o seu projeto e homologação energia solar?

Quem pode instalar meu projeto e homologação energia solar?

Os melhores profissionais são o Engenheiro Eletricista e o Técnico em Eletrotécnica

Se você está pensando em realizar um investimento para geração de energia fotovoltaica pode contar com a ajuda de dois profissionais, sendo eles: o Engenheiro Eletricista e o Técnico em Eletrotécnica. Esses são os dois profissionais que têm autonomia para projetar e supervisionar esse tipo de serviço.

É evidente que nem todo Engenheiro Eletricista está qualificado para realizar um projeto e homologação energia solar, e o mesmo se aplica aos Técnicos em eletrotécnica. Para ter condições de oferecer este tipo de serviço o profissional precisa ter um curso de especialização em projetos e qualificação em instalação de sistemas fotovoltaicos.

Desta forma, qualquer pessoa interessada precisa verificar se o responsável pelo projeto atende aos requisitos exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Essa é a melhor forma de evitar surpresas no final de um projeto. Mas o que dizer da instalação? Quem pode realizar este tipo de serviço?

Quem pode fazer o projeto e homologação energia solar?

Quem pode instalar sistema fotovoltaico?

As exigências para a instalação de sistemas fotovoltaicos são relativamente mais brandas. Os instaladores não precisam ser eletricistas e nem técnicos em eletrotécnica. Entretanto, é necessário ter qualificação na área. A qualificação pode ser obtida através de cursos de instalação de sistemas fotovoltaicos, que estejam regulamentados junto ao ministério do trabalho.

Geralmente estes cursos exigem formação média, ou seja, ensino médio completo. Todavia, é importante deixar claro que ter conhecimento técnico em áreas relacionadas a eletricidade pode ser de grande ajuda para esses profissionais.

Se você está pensando em contratar uma equipe para realizar um projeto de geração de energia solar em seu imóvel, analisar a qualificação dos profissionais é fundamental. Por outro lado, se você está pensando em começar a trabalhar na área é importante se qualificar e se manter atualizado.

Homologação Energia Solar

O que é preciso para ser eletricista fotovoltaico?

Agora você já sabe quem pode fazer o projeto e homologação energia solar. Mas se o seu interesse é saber como começar a trabalhar neste mercado, vamos te ajudar a entender.

O mercado de trabalho na instalação e projeto de energia solar está em constante crescimento. De acordo com algumas fontes, o mercado chegou a crescer cerca de 300% no último ano. Essa é sem dúvidas uma margem de crescimento bem expressiva e tende a se elevar nos próximos anos.

Geralmente, recomenda-se às pessoas interessadas em começar a trabalhar com energia solar que invistam em um curso técnico de eletrotécnica ou em uma formação superior em Engenharia elétrica. Entretanto, aqueles que já possuem essas formações e desejam iniciar na área precisam investir em cursos de qualificação, tanto em projetos como na própria instalação.

Fazer isso pode ajudar o profissional a oferecer um serviço completo para seus clientes. Vale destacar que além da qualificação os profissionais precisam se manter atualizados e ter um bom relacionamento com outros profissionais da área, afinal de contas nunca se sabe de onde pode sair uma oportunidade para realizar um projeto e homologação energia solar.

Acesse e o Nubb e conheça tudo sobre a energia solar, suas normas, técnicas e muito mais. Compartilhe com os amigos e familiares, mostre à eles todas as vantagens desta opção de energia elétrica e de homologação energia solar.

Perguntas Frequentes

Como funciona a homologação de energia solar?

Análise do pedido no período de até 15 dias. Instalação do sistema e das placas solares. Solicitação de uma vistoria técnica, que deve ser feita em até 7 dias. Envio de um relatório com possíveis pendências e ajustes.

É preciso homologar energia solar?

Para instalar o sistema, no entanto, é necessário realizar a homologação de energia solar. Ela permite a regularização do consumidor diante da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Quem pode fazer homologação de energia solar?

O primeiro passo para homologar sua produção de energia solar acontece em um acordo com a empresa de instalação do sistema de energia solar. Isso porque, a instalação desse tipo de solução no país só pode ser feita por pessoas qualificadas.

Quanto custa para homologar um sistema solar?

Somente o documento ART custa em torno de 88 reais, mais o serviço do profissional e a TRT em torno de 55 reais mais o serviço do profissional. Pode acontecer de o engenheiro eletricista por exemplo, fazer o projeto e realizar a instalação, assim ele emite 1 documento com a responsabilidade do projeto e da instalação.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Quem pode fazer o projeto e homologação energia solar?”

  1. Avatar de Antônio Rodrigues
    Antônio Rodrigues

    Gostei quero aprender

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *