Empresas de energia solar cobram caro? Entenda como funciona o valor desse segmento

Em algum momento da sua vida, você já pode ter se perguntado: será que empresas de energia solar cobram caro para venda e instalação? Essa pergunta vem sendo feita cada vez mais por pessoas insatisfeitas com a sua conta de energia.

O número de pessoas insatisfeitas inclusive não para de crescer. Dia após dia o trabalhador olha para a conta de luz e toma um susto, isso porque essa é a conta da casa mais imprevisível que existe. 

Contas como IPTU e aluguel são fixas, e não aumentam sem prévio aviso, mas outras contas como a de gás e a de água variam do seu gasto, no entanto, você consegue saber de uma média de tempo se baseando no quanto você realmente costuma gastar.

Isso significa que você tem como ter um controle se conseguir organizar direito, mas o mesmo não valer a pena a conta de energia. Isso porque muitas vezes, o valor da sua conta não depende apenas de você, mas também do governo e até da chuva.

No Brasil, a maior parte da energia que usamos vem de usinas hídricas, se não chove, elas não funcionam, aí precisamos ativar as usinas que queimam recursos naturais para poderem gerar energia. Elas são mais caras, e claro que pagamos a conta.

Essa conta vem através de encargos e tarifas, e acabam pegando a pessoa de surpresa que não tinha como saber que as tarifas iam ser maiores naquele ano.

Quem é claro, sorri com isso são as empresas de energia solar, que se apresentam como a grande solução para a vida dessas pessoas, não só para trazer uma estabilidade, mas para trazer uma economia gigantesca às famílias.

Mas será que você sabe o que as empresas de energia solar fazem? Como elas operam, como vendem e por quanto vende? Essas perguntas são feitas antes de uma pessoa investir nesse tipo de energia.

E hoje estamos aqui justamente para responder todas as perguntas que você tiver sobre empresas de energia solar.

Como as empresas de energia solar vendem?

Vamos começar falando então de como funciona a venda de energia solar através das empresas de energia solar. Basicamente, essas empresas vendem o equipamento para que a pessoa possa ter energia solar em casa, mas tende também a mão de obra necessária para que a pessoa possa ter tudo em ordem.

Ou seja, quando você compra um kit, você ganha todo e o equipamento e também a instalação. Além disso, você ganha também toda a parte legal, já que essas empresas precisam ter licença para trabalhar com isso. 

Existem mais de um tipo de kit para luz do sol em casa, desde aqueles que permitem que 100% da energia que a casa consome seja gerada ali mesmo, até aquele que só permite que a pessoa esquente a água do chuveiro e de algumas torneiras.

Existem empresas de energia solar que são especialistas em apenas uma das categorias, mas existem aquelas que trabalham com tudo.

Custa caro ter energia solar em casa?

Felizmente, hoje com o crescimento da demanda, as empresas de energia solar têm conseguido vender seus produtos sem ter que cobrar um valor acima do acessível.

Além disso, o preço do petróleo tem impacto direto no preço das placas, e atualmente tem sido possível conseguir um desconto nelas.

Os preços podem variar do que a sua casa precisa, se vai precisar de uma obra mais difícil por conta do telhado, se a sua casa é muito grande e vai precisar de muitas placas, mas no fim tudo varia de R$10.000 até R$20.000. 

Mas mais do que preços acessíveis, hoje é muito fácil encontrar formas acessíveis de se comprar os kits. Muitas empresas de energia solar hoje podem fazer o financiamento do equipamento para pessoas, conseguindo preços muito bons.

Mas não só isso, hoje existem diversas instituições financeiras que possuem financiamento próprio para energia solar, com planos especiais, condições especiais e ótimos prazos. 

Vale a pena ter energia solar hoje?

Se formos falar sobre custo benefícios para os clientes e também para as empresas de energia solar, podemos ver que os dois saem ganhando. primeiro que com a venda do equipamento, as empresas acabam tendo bons lucros.

Isso sem falar se o cliente seguir consultando a empresa para futuras manutenções. E para quem compra a energia, não é preciso dizer que ela traz muitas vantagens para quem tem.

O investimento pode até ser alto, mas a economia na conta de energia pode chegar a quase 100%, mostrando que o valor investido pode ser abatido com essa economia em poucos anos, dependendo do quanto foi gasto.

Isso sem falar no fato de que com a franca expansão desse tipo de produto, as pessoas estão entendendo que a energia solar é também o futuro do meio ambiente. Precisamos lembrar que essa energia é 100% renovável, e com isso, não causa impactos.

Parece até ironia que do outro lado, a energia termoelétrica que é muito mais poluente é também muito mais cara, como se estivessem cobrando para poluir mais.

Então se você quer ter o poder de economizar e ao mesmo tempo estar em dia com o meio ambiente, esse tipo de tecnologia é perfeito para você.

Outro ponto a se complementar aqui, é que ter essa tecnologia não traz dores de cabeça a quem usa. Isso porque além de ser resistente a chuvas e obviamente sol, ele também precisa de pouquíssimas manutenções. 

Não é possível também temer o fato de ficar alguns dias sem sol e a energia simplesmente não funcionar. Hoje as placas modernas tem o poder de carregar e armazenar energia, mandando para a casa toda, o que faz que ela consiga ficar sem sol por dias.

Conclusão

A maré parece muito boa tanto para os usuários quanto para as empresas de energia solar, e com o tempo, mais e mais pessoas vão aderir a essa tecnologia, a fim de ter mais economia, e fazendo isso de uma forma muito mais saudável.


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *