É possível zerar a conta de luz com energia solar?

Muitas pessoas pensam que é possível eliminar completamente a conta de luz com energia solar, mas será que isso é possível?

A energia solar é de fato uma fonte de energia incomparável. Os painéis solares são capazes de satisfazer totalmente a necessidade energética de um imóvel.

O segredo para zerar o consumo é investir em um projeto bem completo. Quanto mais eficiente for o projeto, maior autonomia ele poderá garantir para o imóvel.

Mas é possível zerar a conta de luz com energia solar?

Depende de que tipo de sistema você está utilizando. Se você estiver utilizando um sistema de geração de energia fotovoltaica off-grid, é perfeitamente possível zerar sua conta de energia.

Entretanto, se o seu sistema de geração for on-grid não é possível zerar a conta de energia.

Como fica a conta de luz com energia solar?

Para as pessoas que utilizam um sistema de minigeração ou microgeração on-grid, também é possível zerar o consumo de energia, entretanto é necessário pagar uma taxa mínima que varia de acordo com o perfil de consumo do imóvel.

A Resolução Normativa 414 da Aneel estabelece qual a base de cálculo para cada padrão de entrada dos imóveis. Esta resolução estabelece 3 bases para cálculo, sendo elas:

  • Padrão monofásico: 30 Kwh.
  • Padrão bifásico: 50 Kwh;
  • Padrão trifásico: 100 Kwh.

Para saber qual o valor da taxa mínima em sua região, basta multiplicar o valor do Kwh fornecido pela sua concessionária, pela quantidade de Kwh do padrão do seu imóvel.

Por que é cobrada a taxa mínima?

A taxa mínima é chamada também de taxa de disponibilidade. Essa taxa é cobrada para custear a manutenção dos sistemas que possibilitam o fornecimento da eletricidade em sua região.

As concessionárias precisam investir em instalações e estrutura para entregar energia elétrica em uma determinada região. Por isso, todas as pessoas que têm acesso à rede pública contribuem com a manutenção do sistema.

Já as pessoas que utilizam os sistemas off-grid, ou seja, sistemas que não estão conectados à rede de distribuição pública, não precisam contribuir com a taxa mínima.

conta de luz com energia solar

Vale mesmo a pena instalar energia solar?

Sim! Investir em energia solar é com certeza uma ótima ideia. Mesmo as pessoas que investem em sistema on-grid possuem vantagens.

O sistema on-grid dá ao consumidor acesso ao programa de incentivo da energia solar. Esse programa conta com diversos benefícios, como:

  • Isenção tributária;
  • Valorização do imóvel;
  • Sistema de crédito de energia.

Quando consideramos os benefícios, dá pra notar que a instalação de energia solar em um imóvel é um investimento com retorno relativamente rápido.

Em aproximadamente 5 anos é possível recuperar o valor investido no projeto, instalação e compra do equipamento.

Levando em consideração que os equipamentos utilizados no processo de geração de energia solar têm uma vida útil de aproximadamente 30 anos, o consumidor acaba tendo um crédito de 25 anos de consumo gratuito.

Vale a pena investir em um sistema off-grid?

Os sistemas off grid são muito vantajosos por oferecerem a possibilidade de zerar a conta de energia. Entretanto, os equipamentos utilizados neste tipo de sistema geralmente possuem um valor mais alto, o que significa que o investimento também é mais alto.

Em compensação, o consumidor não precisa se preocupar com o pagamento de energia elétrica por no mínimo 30 anos.

Vale destacar que este tipo de equipamento mantém o consumidor livre de problemas relacionados à falha de fornecimento. Ou seja, a não ser por um motivo de força maior, não vai faltar energia em seu imóvel por no mínimo 30 anos.

Agora que você já sabe como fica a conta de luz com energia solar, o que acha de continuar se aventurando no maravilhoso universo da energia fotovoltaica? Navegue pelo Nubb e encontre, dicas, curiosidades e novidades sobre o tema.  Em caso de dúvidas e sugestões, basta deixar nos comentários!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *