Construção barata e sustentável

Como executar uma construção barata e sustentável

Os projetos de construção barata e sustentável estão em alta nos últimos anos, e não apenas pela economia de recursos financeiros, mas também pela economia de recursos naturais.

As pessoas estão começando a se conscientizar que o aumento gradual no valor da energia, alimentação, combustíveis e aparelhos eletrônicos é um resultado do uso de políticas econômicas não renováveis.

A verdade é que os recursos do planeta estão aos poucos acabando e quem deseja ter um futuro confortável precisa começar a pensar em projetos de construção barata e sustentável.

Melhores soluções para uma construção barata e sustentável

A sustentabilidade é qualidade daquilo que pode se manter por anos sem depender de muitos fatores externos.

Uma construção sustentável envolve o mínimo de gasto de recursos possível, com os cuidados para a maior duração dos recursos. Pensando nisso, separamos algumas das principais tendências nos projetos de construção sustentáveis.

Verticalização

A verticalização é a construção de imóveis com mais de um andar. Geralmente ao comprar um terreno para construir, as pessoas pensam que a melhor solução é edificar a maior área possível dentro do imóve, entretanto essa pode não ser a melhor ideia.

Ao verticalizar é possível aproveitar melhor o espaço dentro de um terreno, permitindo que a área não construída possa ser utilizada com outros propósitos para dar suporte à manutenção do imóvel.

Uma das vantagens de verticalizar é a possibilidade de utilizar a área aberta remanescente para construir um sistema de geração de energia solar para o imóvel. Sistemas em áreas abertas podem ser mais eficientes do que sistemas instalados em telhados.

Construção barata e sustentável

Materiais de baixo custo

Outra solução eficiente é buscar materiais de baixo custo. O uso de materiais de baixo custo não envolve a escolha de materiais de qualidade duvidosa, ou prejudicial para o projeto, mas sim o uso de materiais inovadores.

Um exemplo de construção com material de baixo custo é a construção com Isopor. O poliestireno tem se mostrado uma ótima alternativa para quem busca soluções de construção barata e sustentável.

Este material permite a construção de imóveis resistentes sem o uso de muitos materiais. A combinação do poliestireno com malhas de aço e concreto, permite uma construção rápida e barata. Existem relatos de imóveis construídos em 14 dias com o uso deste tipo de material.

Use um software com tecnologia BIM

Outra solução prática é o uso de softwares de projeto com tecnologia BIM. Esses softwares não apenas permitem a realização de um projeto de construção barata e sustentável preciso, mas também ajudam a reduzir os gastos com material dentro da construção.

Eles também podem ajudar a calcular qual o custo total da construção em alguns poucos segundos. É sem dúvidas uma das melhores soluções para uma construção sustentável.

Construção barata e sustentável

Invista em painéis solares

Todo imóvel precisa de energia e quando o assunto é sustentabilidade, nada supera a energia solar. O uso da energia solar pode tornar um imóvel auto suficiente e até independente da rede pública de distribuição.

Além disso, a energia solar é uma fonte de energia potencialmente inesgotável, o que significa que com um projeto bem executado é possível ter energia de forma contínua e ininterrupta.

Em um país como o Brasil, onde a principal fonte de energia é a hidroelétrica, recorrer à energia solar deve ser uma prioridade, tendo em vista que as fontes de água são escassas e estão começando a se esgotar.

Especialistas acreditam que as pessoas que investem em energia solar hoje estão se prevenindo contra a inevitável crise energética que se aproxima.

Abra espaço para a luz solar

Não tem como falar em construção barata e sustentável sem falar na iluminação natural. A luz do sol fornece uma quantidade de lúmens incomparável. Todo este fluxo luminoso pode ser aproveitado com o uso de janelas e clarabóias.

Esta estratégia pode reduzir muito o consumo de energia de um imóvel e torná-lo energeticamente independente por anos.

Se gostou do nosso artigo sobre soluções para executar uma construção barata e sustentável, compartilhe com outros todo o conteúdo do Nubb! Em caso de dúvidas ou sugestões, fique a vontade para deixar nos comentários.


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *