Como fazer aquário em casa com energia solar

Ter um aquário em casa com energia solar é uma solução muito prática e econômica. Os aquários podem ajudar a tornar o ambiente mais bonito e relaxante, entretanto eles são conhecidos por consumir uma quantidade relativamente alta de energia.

Isso acontece porque para manter os animais vivos, o aquário precisa funcionar durante 24 horas todos os dias. Felizmente a energia solar é uma opção para quem deseja economizar.

É possível fazer um aquário em casa com energia solar?

Sim é perfeitamente possível fazer um aquário em casa com energia solar. É claro que dependendo do porte do aquário, pode ser necessário realizar um investimento alto e fazer cálculos um pouco mais complexos.

Entretanto, para quem deseja um pequeno aquário em casa com energia solar, executar o projeto pode ser muito fácil.

aquário em casa com energia solar

Leve em consideração a quantidade de peixes que você pretende criar

Antes de montar um aquário é importante levar em consideração a quantidade de peixes que você pretende criar, e a espécie.

É importante levar em consideração que para cada centímetro de tamanho do peixe é necessário um litro de água. Então, se você for criar uma espécie que chega a medir 10 cm, serão necessários 10 litros de água.

Quanto maior a quantidade de água, maior será a potência do sistema utilizado para oxigenar a água do aquário.

Monte um aquário simples

É possível criar um aquário de grande porte com energia solar. Entretanto, como os sistemas do equipamento precisam ficar em funcionamento durante muito tempo, é necessário um sistema de armazenamento de energia eficiente.

Quanto maior o aquário maior a quantidade de baterias que são necessárias para manter todo sistema funcionando.

Montar um aquário em casa com energia solar envolve manter o projeto simples. Um sistema pequeno com poucos animais pode tornar o projeto prático e barato.

Dependendo do tamanho do aquário, uma única bateria pode dar o suporte necessário.

Use equipamentos de baixo consumo

Outra dica para montar um aquário em casa com energia solar é usar equipamentos de baixo consumo.

Dentro do projeto, os equipamentos que mais consomem energia são os itens de iluminação e aquecimento da água. Se você deixar esses equipamentos desconectados do sistema de energia solar, pode tornar o sistema mais eficiente.

Se for possível utilizar um sistema de aquecimento com a luz do sol, é possível reduzir o custo com aquecimento da água.

Outra solução é buscar espécies de peixe que são resistentes à variação de temperatura, assim não é necessário se preocupar com aquecimento da água.

Procure uma bomba de ar com energia solar

Outra forma de economizar na hora de criar um aquário em casa com energia solar é através de uma boba de ar com energia solar.

Existem alguns modelos de bomba que são fabricados com energia solar, isso já reduz consideravelmente o trabalho. Além disso, com este tipo de recurso é possível utilizar a energia solar apenas para iluminação e aquecimento.

O projeto fica muito mais simples e a execução fica mais rápida.

Gostou do nosso artigo sobre como fazer um aquário em casa com energia solar? Então continue navegando pelo Nubb!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *