Chega de surpresa: Entenda como calcular o consumo de Kwh da sua casa!

Todo mundo deve saber como calcular o consumo de Kwh de sua própria casa. Isso é importante porque a eletricidade é um dos recursos fundamentais na nossa vida.

Praticamente ninguém que possui uma saúde financeira equilibrada compra coisas sem antes saber o preço. A razão para isso é simples, quando vamos realizar uma compra queremos garantir que temos dinheiro para pagar.

O mesmo deve acontecer com a eletricidade. Sempre que ligamos uma lâmpada, um aparelho de som, um chuveiro ou qualquer outro aparelho elétrico, estamos comprando eletricidade.

Entretanto, muitas vezes compramos esse recurso sem contabilizar qual o valor dele. Por este motivo é que podemos afirmar que todos precisam saber como calcular o consumo de Kwh.

Como calcular o consumo de kwh da sua casa?

O cálculo do consumo de Kwh de uma casa não é tão complexo. Existe uma fórmula matemática que possibilita este cálculo.

A fórmula é expressa da seguinte maneira:

  • C = (Pw/1000) x T

Neste cálculo (C) representa o consumo, (Pw) representa a potência em watts, e (T) representa o tempo de uso do eletrodoméstico.

Para descobrir o consumo de Kwh de sua casa, você precisa realizar o cálculo para descobrir quanto cada aparelho eletrodoméstico consome.

Não existe um valor exato para cada aparelho porque a forma de uso costuma variar de acordo com o usuário. Assim, o mesmo aparelho eletrônico pode ter um consumo diferente dependendo do dono.

como calcular o consumo de kwh

Como descobrir quanto um aparelho eletrônico gasta de energia por mês?

Utilizando a mesma fórmula mencionada anteriormente é possível descobrir quanto dinheiro um aparelho gasta por mês.

Imagine o seguinte: você possui um aparelho de televisão que consome 200 wh. Se você já sabe qual o consumo do aparelho, não precisa utilizar a fórmula anterior, mas precisa descobrir quanto ele gasta por mês.

Para isso é necessário multiplicar a quantidade de watts pela quantidade de horas que o aparelho fica ligado. 

Desta forma, supondo que você utilize o aparelho por 5 horas todos os dias, o consumo diário é de 1000 watts.

Considerando que o mês padrão possui 30 dias, são 30Kwh mês. Para saber quanto isso vai representar basta multiplicar pelo valor do Kw em sua região.

Atualmente, no estado de São Paulo, o valor do Kw é de R$ 0,92. Ou seja, no estado de São Paulo o seu televisor gastaria R$ 27,60.

Como estabelecer um limite de gasto do kwh?

A melhor forma de controlar quantos Kwh os seus eletrodomésticos consomem é por limitar o seu tempo de uso.

Como reduzir a conta de luz sem reduzir o consumo?

Se você sonha em reduzir a sua conta de luz sem abrir mão do conforto, saiba que isso também é possível.

A energia solar é uma das melhores formas de reduzir a sua conta de luz. É possível reduzir até 90% o valor da conta de luz utilizando um sistema de captação de energia solar on-grid.

Esse sistema é ideal para quem não pode reduzir o consumo por conta de aparelhos essenciais, mas deseja economizar na hora de pagar a conta de luz.

Pessoas que utilizam um sistema de energia solar não precisam lembrar como calcular o consumo de Kwh. Basta contratar um profissional que realize o cálculo levando em consideração a necessidade energética do seu imóvel.

É por isso que tantas pessoas têm recorrido à energia solar como forma de economizar dinheiro.

Agora que você já sabe como calcular o consumo de Kwh de sua casa, não precisa mais se surpreender com a conta de luz no fim do mês. Se quiser saber mais sobre a energia solar e como ela pode ser usada em seu imóvel, acompanhe o Nubb.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *