Sim, é possível tomar choque elétrico energia solar. Assim como qualquer outra fonte de energia elétrica, os sistemas de energia solar criam uma corrente elétrica que pode causar descargas.
Alguns fazendeiros até utilizam a energia solar para alimentar cercas elétricas em áreas desertas e proteger os animais que ficam dentro da propriedade. Entretanto, o choque elétrico energia solar também pode ser acidental.
Se uma pessoa sem experiência tentar manipular os componentes de um sistema de geração de energia solar sem as devidas precauções pode acabar se acidentando.
De acordo com os últimos dados fornecidos pela Associação brasileira de conscientização para os perigos da eletricidade, pelo menos uma pessoa morre a cada dia por choque elétrico, apenas no Brasil.
Como evitar choque elétrico energia solar?
Para evitar o choque elétrico energia solar é importante tomar alguns cuidados, tanto durante a instalação como no manejo dos equipamentos.
Algumas pessoas enxergam a energia solar como uma fonte de energia fraca e inofensiva. Entretanto, se o equipamento utilizado para gerar energia elétrica e abastecer um imóvel, é evidente que ele possui um potencial elétrico elevado.
O choque elétrico ocorre quando a corrente elétrica flui de uma superfície de alto potencial, para uma superfície de potencial baixo.
O corpo humano possui, um baixo potencial elétrico, por isso sempre que tocamos uma superfície de alto potencial recebemos uma descarga elétrica. A melhor forma de evitar o choque elétrico energia solar é evitar o contato.
Uso de isolamento adequado
O uso de um sistema de isolamento eficiente pode evitar choques elétricos. É importante isolar cada superfície condutora de energia elétrica dentro do sistema.
Ao contratar profissionais para instalar um sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica é importante se certificar de que eles utilizem material isolante de qualidade.
Sistema de aterramento
Outra forma de evitar choque elétrico energia solar é através de um sistema de aterramento. Aterramento serve como um sistema de proteção quando o isolamento falha.
Ele faz a corrente elétrica escoar para o solo, impedindo que ela possa causar danos às pessoas e aparelhos conectados ao sistema.
O aterramento é visto como algo fundamental para a segurança de qualquer sistema de geração e condução de energia.
As normas de segurança determinam que os sistemas de isolamento não podem ser negligenciados na instalação de um projeto de energia solar.
Para garantir o aterramento ideal para seu sistema e evitar choque energia solar lembre-se de contratar profissionais para a instalação.
Trabalho com EPIs
Se você precisa limpar, dar manutenção ou instalar um sistema de geração de energia solar, é importante utilizar sempre equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs.
Esses equipamentos podem evitar que você tenha contato direto com um sistema de alto potencial elétrico, e sofra um choque elétrico energia solar.
Luvas, capacetes e botas estão entre os principais equipamentos de proteção para quem precisa trabalhar com eletricidade. Estes equipamentos impedem que o corpo humano sofra uma descarga elétrica.
Apesar do risco de formação de arcos elétricos em sistemas de geração de energia solar ser baixo, também é importante utilizar óculos de proteção.
Utilizando óculos, luvas, capacetes e botas é possível reduzir consideravelmente o risco de choque elétrico energia solar.
Precisão no projeto
Quando o projeto é realizado de forma precisa e com dimensionamento adequado o risco de choque elétrico energia solar se torna praticamente nulo.
Um bom projeto envolve a análise e gerenciamento de riscos para garantir a integridade dos usuários de um sistema de energia fotovoltaica.
Contratar uma empresa especializada para realizar o projeto pode contribuir para a segurança do consumidor e da sua família.
Se gostou deste artigo apontando as 4 formas de evitar choque elétrico energia solar, e deseja conhecer outras formas de prevenção, basta continuar navegando pelo Nubb.
Deixe um comentário