Usina de Energia Solar

Conheça principais caracteristicas de uma Usina de Energia Solar

Já tem um bom tempo que a energia e a usina de energia solar são como os motores da sociedade,  e a cada  ano que se passa fica mais e mais claro o quanto dependemos de fontes energéticas  para realizarmos até mesmo as atividades mais básicas e rotineiras.

Basta apenas dar uma olhada em volta e notar que automatizamos quase todos os processos que utilizamos no dia a dia, e em esmagadora maioria faz uso de energias para facilitar o trabalho e vida humana.

Hoje em dia a energia  desempenha um papel essencial para todas as finalidades,  desde mobilidade urbana,  movimentação,  alimentação, trabalho, fonte de renda, comunicação e muito mais,  isso tudo sem contar com as aplicações voltadas para saúde humana que as energias possuem.

Atualmente existem diversos aparelhos a exemplo do marcapasso que funcionam com energia elétrica e que possui a finalidade de manter ou monitorar a saúde dos seres humanos, ou seja,  como espécie nós encontramos uma forma de manipular leis da natureza para o nosso benefício, e a energia é apenas mais uma dessas, sendo indispensável não só para os avanços tecnológicos do futuro, mas também para manter a qualidade de vida no presente.

Porém, qualquer pessoa que está  antenada nos assuntos modernos os principais desafios da humanidade tem a completa ciência de que  a questão das energias não está nem um pouco perto de ser resolvida e de que há algumas barreiras que precisamos romper urgentemente.

O que importa não é simplesmente a energia  mas como ela é produzida,  atualmente existem diversas formas como por exemplo usina hidrelétrica, usina de energia solar, queima de combustível fóssil e muito mais, sendo assim, elas funcionam ao seu propósito mas não são boas opções.

Junto com a produção de energia existem diversos fatores tanto sociais quanto econômicos e ambientais que fazem com que surjam muitas limitações acerca das fontes de energias, como o caso das energias de fontes fósseis que são não renováveis, ou seja, a cada dia que se passa estamos mais próximos de esgotá-las.

Sem contar também com a sua poluição,  uma vez que era produzida através da queima ela emite CO2 o que contribui para o aquecimento global, sendo assim vivemos uma  grande corrida para encontrarmos fontes renováveis e não poluentes,  e é com este cenário que surge a usina de energia solar. 

Que promete revolucionar todos os meios de produção com uma fonte e usina de energia solar, que não gera resíduos durante a produção, não polui durante o seu uso, é renovável e de uma fonte natural.

Sendo assim, uma usina de energia solar é a grande candidata para substituir os combustíveis fósseis e melhorar a qualidade de vida global, por isso, conheça todas as suas características e por que essa é a grande promessa de uma vida mais sustentável.

A produção com a usina de energia solar

Como já foi citado a usina de energia solar possui a capacidade de produzir energia elétrica a partir da luz do sol, ou seja, os painéis fotovoltaicos são instalados em locais com alta incidência dos raios de sol, e conta com a capacidade de transformar a claridade em energia elétrica.

Sendo assim, o potencial de energia solar fica clara neste instante, uma vez que o sol é um bem comum, ou seja,  todos nós podemos usufruir de suas capacidades sem pagar nenhum centavo e sem contar que é completamente inesgotável, sendo essa a saída para energias limpas, renováveis e de baixo custo.

Usina de Energia Solar

Baixo custo 

Com todo este contexto é normal acreditar que por conta de suas capacidades e possibilidades uma usina de energia solar vai ser extremamente cara e complexa de ser instalada ficando restrita apenas para parcelas mais altas da sociedade tradicional.

Porém, a realidade é muito diferente,  onde as usinas de produção de energia solar são muito acessíveis,  podemos ser instaladas por quase qualquer pessoa até mesmo em suas residências, com um baixo investimento e no fim das contas ainda gera lucro para o usuário.

A cada dia que se passa o preço dos painéis e dos circuitos fotovoltaicos fica ainda mais barato, fazendo assim com que o período de gastos com uma usina de energia solar fique ainda mais curto.

A vida útil equipamentos produtores de energia solar hoje em dia está em cerca de 25 anos, sendo que em apenas 3 ou 4 anos o investimento compensa, com isso, restam ainda mais de 20 anos de lucro, uma vez que com a implementação dos painéis fotovoltaicos o consumo de energia da residência tende a zero, pagando apenas as taxas mínimas.

Venda de energia

Por conta do fato do Brasil ser um país localizado  na linha do equador a incidência solar é uma das maiores do mundo,  com isso, é possível que a produção da usina de energia solar seja tão alta que o consumo seja inferior, sendo assim é possível até mesmo vender energia para a concessionária.

Usina de Energia Solar


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *