Um dos temas mais populares no mundo da tecnologia é a inovação da Tesla telhados solares. Estes dispositivos podem representar o futuro da energia no planeta.
Desde que os primeiros painéis solares foram desenvolvidos, muitos cientistas e estudiosos enxergam esta tecnologia como o futuro do abastecimento energético no planeta.
A energia solar dá às pessoas condições de captar energia elétrica a partir da radiação luminosa do sol. Entretanto, apesar de tão vantajosa, essa tecnologia ainda esbarra em 2 problemas: espaço e eficiência.
Os painéis solares geralmente ocupam um espaço considerável, principalmente quando são usados para captar eletricidade para um imóvel urbano.
Além disso, para um sistema de captação ser eficiente é necessária uma quantidade relativamente alta de painéis solares. Para pessoas que possuem espaço isso não é um problema, mas para quem possui pouco espaço as coisas realmente ficam mais complicadas.
Por que investir na Tesla telhados solares pode ser uma boa ideia?
A ideia da Tesla telhados solares é oferecer um sistema eficiente e relativamente compacto. Com os telhados solares não é necessário utilizar painéis, esses telhados são desenvolvidos para captar energia solar de forma eficiente.
Desta forma, o telhado de uma casa é capaz de captar toda energia que ela necessita. Mas a economia de espaço é apenas uma das vantagens dos telhados solares.
Quais são as principais vantagens da Tesla telhados solares?
- Eficiência;
- Economia de espaço;
- Tempo de vida útil;
- Estética;
- Integração com outras tecnologias.
Essas são apenas algumas das vantagens do sistema de telhados solares.
Esta tecnologia conta com mini painéis de alta eficiência. Esses painéis são capazes de captar uma quantidade elevada de radiação solar.
Além disso, enquanto o tempo e vida útil dos painéis modernos é de 30 anos, os telhados solares podem alcançar até 50 anos de duração. Ou seja, os telhados solares duram 66% mais tempo que os painéis modernos.
Quando a tecnologia chega no Brasil?
O Brasil ainda não conta com polos de fabricação deste produto, entretanto, alguns especialistas acreditam que esta tecnologia possa chegar ao nosso país dentro dos próximos 4 anos.
Atualmente é possível importar estes equipamentos para utilizar aqui, entretanto, o processo de regularização do equipamento junto à Aneel e as altas taxas de importação tornam o negócio desvantajoso para os brasileiros.
A Tesla telhados solares vai acabar com os painéis fotovoltaicos?
Muitos se perguntam se a tecnologia tem potencial para acabar com os painéis solares modernos. Felizmente a resposta é não!
São duas tecnologias convergentes, ou seja, elas se complementam para o mesmo fim. Os telhados solares provavelmente vão dominar a geração de energia fotovoltaica em nível residencial.
Isso não significa que eles não possam ser utilizados em instalações empresariais, mas sim que não são desenvolvidos para geração comercial de energia.
Por outro lado, os painéis solares podem ser utilizados para geração de energia em nível comercial, ou seja, em parques solares e usinas de geração de energia solar.
Qual a principal finalidade dessa tecnologia?
O objetivo dos telhados solares é transformar os imóveis em estruturas autônomas. Na perspectiva de Elon Musk, o CEO da empresa, no futuro todos os imóveis terão uma fonte de geração de energia limpa com base na luz do sol.
Para acompanhar o potencial dos telhados solares, a Tesla telhados solares está desenvolvendo uma tecnologia de armazenamento incomparável, que são as Powerwalls.
As Powerwalls são baterias com potencial de armazenamento de até 14KWh. O conjunto completo será capaz de tornar casas totalmente independentes da rede de distribuição de energia sem ocupar muito espaço.
Musk acredita que o futuro do planeta está sendo desenhado com a ajuda da Tesla telhados solares, das Powerwalls e dos veículos elétricos. Se gostou do artigo do Nubb, compartilhe com outros!
Deixe um comentário