Você sabe o que são sprinklers? O termo “sprinkler” vem do inglês e significa aspersor ou borrifador. Apesar de ter um nome pouco familiar para a população em geral, você verá que conhece, sim, este equipamento e para que ele serve.
Utiliza-se os sprinklers para combater e/ou controlar incêndios, principalmente em grandes empresas e indústrias que abrigam muitas pessoas ou elementos inflamáveis.
Vamos conhecer melhor sobre os sprinklers e entender como eles funcionam?
O que são os sprinklers
O sprinkler, ou bico de sprinkler, é um tipo de chuveiro instalado no teto ou nas paredes dos empreendimentos para que, em casos de incêndios, sejam acionados e evitem que o fogo se espalhe pelo local.
Basicamente, é um equipamento que se conecta a uma tubulação de água pressurizada. O sprinkler é ativado de forma automática eletricamente ou pneumaticamente, conforme as configurações de risco e projeto especificadas.
O sistema mais comum conta com os seguintes elementos: reserva técnica de água, sistema de bombeamento, válvula de governo e válvula de alarme, sistema de detecção para evitar possíveis incidentes, conexões grooved, tubulações, drenos e, claro, os sprinklers.
Este sistema é indispensável para garantir a segurança das pessoas que circulam em determinados empreendimentos. Afinal, são equipamentos como este que evitam desastres e protegem pessoas e ativos.
Como os sprinklers funcionam
Como o fator que os ativa é o calor do local, eles acionam quando conseguem detectar o aumento de temperatura. Nesse sentido, existem vários níveis de temperaturas que podem liberar os sprinklers, podendo ser de: 68°C, 79°C, 93°C e 141°C.
Quanto menor essa temperatura, mais rápido eles se acionam. Assim, evita-se danos maiores pois o combate se inicia mais rapidamente. Vale lembrar que a fumaça pode causar grandes danos no corpo humano, mesmo com a ausência de fogo no local.
Quando é uma exigência utilizar os sprinklers?
No Brasil, existem definições bem específicas sobre quando é obrigatória a presença de sprinklers em um determinado local.
Por exemplo, áreas comerciais, hotéis e galpões logísticos, na maioria dos casos, são obrigados a instalarem sprinklers, devido aos riscos envolvidos no local.
As empresas recebem sempre vistorias para conferir se os equipamentos de incêndio estão na data de validade e se estão instalados onde deveriam. Do contrário, a companhia poderá pagar uma multa ou até mesmo ter de fechar as portas até solucionar o problema.
Por fim, é essencial que as empresas entendam a importância de garantir esta segurança para seus funcionários, clientes e demais pessoas que frequentem o local.
Tipos de sprinklers
Existem vários tipos de sprinklers, embora possa aparentar que são todos iguais. Acesse os principais modelos de sprinklers baixando o catálogo de Combate a Incêndio da Motta.
Conclusão
Já conhecia todos esses modelos de sprinklers e como eles funcionam? Agora, você está por dentro dos principais detalhes sobre esse item tão importante para a nossa segurança.
Deixe um comentário