Conhecer como funciona o sistema de energia solar sem dúvida pode trazer diversos benefícios, não só por conta desta tecnologia inovadora que promete ter a fonte energética do futuro, mas por causa das suas vantagens e aplicabilidade em qualquer residência.
Sendo assim, seja você um entusiasta das energias renováveis ou simplesmente uma pessoa que busca economizar com seus gastos com energia, este conhecimento lhe será muito útil, trazendo até mesmo oportunidades de trabalho, caso seja o que procura.
As aplicações do sistema de energia solar são as mais variadas possíveis, podendo ser implementadas em endereços residenciais como casas e prédios a fim de diminuir o gasto doméstico de energia, em lajes comerciais como shoppings Centers ou prédios e até mesmo em carros e vans.
Analisando apenas de forma genérica, todas as pessoas sempre buscam a mesma coisa com painéis de energia solar, que é diminuir o seu gasto e fazem uso de um pouco de energia limpa e renovável.
No final das contas, saber como funciona todo o processo de produção de energia solar pode lhe proporcionar muitos ganhos pessoais, são muitas possibilidades de aplicação dos painéis de energia solar, com toda certeza ao menos uma delas se encaixa em sua rotina de consumo.
Por isso, se você é uma pessoa interessada em conhecer as energias renováveis e as melhores opções para economizar com a conta de luz veio ao lugar correto, esse artigo contém tudo que você precisa saber sobre a energia solar e suas aplicações, desmistificando de uma vez por todas todos os mitos e preconceitos relacionados à fonte de energia.
Como funciona o sistema de energia solar?
Antes de mais nada é preciso começar pelo processo químico físico que cria energia elétrica a partir da captação dos raios solares.
Apenas falando desta forma pode parecer um processo extremamente complexo, mas na verdade não é preciso conhecer a fundo todos os detalhes do método, sendo o suficiente apenas conhecer a sua usina de energia solar por cima.
Efeito fotovoltaico
As placas de energia solar carregam o nome de placas fotovoltaicas. E isso ocorre por conta de um efeito físico chamado fotovoltaico, que da forma mais simples de se explicar possível é o surgimento de corrente elétrica em um material condutor quando é atingido pelos raios solares
Sendo assim as placas solares são revestidas de materiais semicondutores, são diversas células posicionadas estrategicamente para que no momento da incidência solar o surgimento da corrente elétrica seja direcionada gerando assim energia.
Com isso, de uma forma resumida os painéis solares têm o objetivo de transformar energia do sol em elétrica.
Composição do sistema de energia solar
Agora que já compreende mesmo que de uma maneira leiga os processos que geram energia elétrica em um painel fotovoltaico, podemos partir para a composição do sistema de energia solar.
O sistema todo funciona como um organismo, cada parte desempenha o seu papel e possui sua relevância, umas mais e outras menos, porém, não é possível gerar energia na ausência de qualquer um dos componentes.
Painel solar
Os painéis solares podem até ser considerados a parte principal do sistema, afinal de contas é nele que o processo ocorre, e ele funciona como se fosse a peça inicial, realizando os procedimentos químicos e criando corrente elétrica.
Controladores de carga
A grande função dos controladores já pode ser visto até mesmo no seu nome, uma vez que o seu papel dentro da produção é controlar a quantidade de carga de energia gerada.
Uma vez que os equipamentos não possuem uma programação e o sol e a incidência de luz pode variar muito durante o dia, o controlador de carga começa a agir com o objetivo de evitar sobrecargas e descargas completas do sistema, deixando a vida útil dos mecanismos mais longa.
Inversores
Os inversores são a parte inteligente do sistema de energia solar, eles possuem o papel de transformar corrente contínua feita pelos painéis fotovoltaicos nos moldes da bateria ou do desejo do cliente.
Dentro de um sistema de energia solar padrão os inversores funcionam transformando as correntes contínuas de 12 volts em alternada de 110 ou 120 volts.
Bateria
A bateria possui uma função chave dentro do sistema de energia solar, e ela também põe fim em uma das dúvidas mais recorrentes em relação aos painéis fotovoltaicos.
É muito comum ver pessoas e possíveis usuários se questionando se ainda vão ter energia em dias nublados ou durante a noite. A resposta para esta pergunta é sim, por conta da bateria, que armazena o excedente de energia para ser utilizado posteriormente.
A principal vantagem do sistema de energia solar
O que faz com que a produção de energia solar esteja tão em alta no Brasil, não é nem suas capacidades e vantagens, mas sim fatores geográficos.
O Brasil está localizado em sua grande maioria territorial dentro dos trópicos e próximo à linha do Equador, em outras palavras dentro da área do planeta que mais recebe luz solar.
Fazendo assim com que os piores dias chuvosos do Brasil sejam melhores que os ensolarados da Europa, gerando energia limpa e barata para os brasileiros que possuem o sistema de energia solar.
Deixe um comentário