Produzir energia para consumo próprio

Vale a pena produzir energia para consumo próprio

Produzir energia para consumo próprio é um dos maiores desejos dos consumidores no mundo todo. Isso acontece porque todos os consumidores de eletricidade são consumidores cativos, ou seja, são obrigados a comprar energia das concessionárias que atendem à sua cidade.

Essa obrigatoriedade faz com que muitos consumidores busquem soluções alternativas para o consumo de energia. Alguns até instalam geradores de energia em casa para reduzir o consumo elétrico das redes de distribuição pública.

Mas será possível gerar energia para consumo próprio e se livrar da conta de luz?

Sim é perfeitamente possível, existem diversos tipos de sistema que permitem gerar energia para consumo próprio.

Geradores a gasolina, diesel e outros combustíveis fósseis são muito populares entre pessoas que desejam independência energética. O problema desses sistemas é que eles normalmente liberam monóxido de carbono na atmosfera.

O monóxido de carbono gerado por geradores de energia que usam combustíveis é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, esta não é uma opção muito viável para quem quer economizar.

Como produzir energia para consumo próprio?

Para produzir a própria energia é necessário ter um sistema de geração de energia projetado especificamente para a necessidade do imóvel.

Uma das melhores formas de produzir energia para consumo próprio é através da energia solar. A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável.

Além das vantagens que oferece para o meio ambiente, a instalação de painéis fotovoltaicos é uma das formas mais práticas de implementar um sistema de geração de energia para um imóvel.

Estes sistemas dependem de pouca manutenção e possuem uma vida útil consideravelmente mais longa que outros sistemas de geração de energia. Normalmente os painéis solares têm uma vida útil de 25 anos.

Produzir energia para consumo próprio

Precisa de autorização para colocar energia solar?

De acordo com a resolução normativa de nº 482 da ANEEL, qualquer pessoa pode ter acesso à energia solar. Ou seja, tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas podem se beneficiar desta fonte de energia.

Entretanto, para utilizar um sistema de energia solar on-grid, ou seja, conectado à rede de distribuição pública é necessário utilizar um projeto desenvolvido por um profissional.

Isso acontece porque os sistemas on-grid injetam energia na rede pública, e para tanto precisam de autorização da concessionária de energia local.

Como gerar a energia solar?

Para gerar energia elétrica a partir da luz solar é necessário utilizar células fotovoltaicas. Essas células utilizam a radiação eletromagnética do sol para criar uma corrente elétrica.

A corrente criada pelas células fotovoltaicas é de natureza contínua, por isso não é capaz de ligar aparelhos eletrodomésticos é uma casa. Então é necessário utilizar um inversor.

Os inversores são aparelhos que transformam a corrente contínua gerada pelos painéis em corrente alternada. A corrente alternada pode ser utilizada para ligar aparelhos eletrodomésticos de um imóvel.

Por isso, para produzir energia para consumo próprio não basta comprar painéis solares, é necessário integrar o sistema com um inversor ou micro inversor.

Produzir energia para consumo próprio

Qual é a melhor forma de geração de energia?

Conforme destacado, existem diversas formas de gerar energia para consumo próprio, entretanto as fontes de energia renováveis são consideradas as mais indicadas para quem deseja gerar energia para consumo próprio.

Entre as principais fontes de energia com aplicação doméstica estão: a energia eólica e a energia solar.

A energia solar é consideravelmente a mais utilizada entre os consumidores. Ela é considerada a mais vantajosa diante da regularidade da luz do sol.

Todos os dias o sol brilha, mesmo que entre nuvens ele brilha. Entretanto, nem todos os dias existem correntes de vento fortes para abastecer um sistema de energia eólica. Por isso, produzir energia para consumo próprio com energia solar é muito mais vantajoso.

Acesse e compartilhe o conteúdo do Nubb e veja como é fácil economizar energia elétrica.

Comentários

2 respostas para “Vale a pena produzir energia para consumo próprio”

  1. Avatar de Rosana Daniel da

    Só que as empresas estão cobrando um absurdo pra montar um sistema de placas pq estão envolvidas com concessionária ainda….uma verdadeira máfia como tudo nesse Brasil…

    1. Avatar de Nubbadmin

      Rosana, é um prazer saber que você acompanha nosso conteúdo. Não dá pra negar e os valores ainda são inacessíveis para algumas pessoas, mas esperamos que a medida que a tecnologia se popularize os valores comecem a baixar. Felizmente já existem alguns incentivos para ajudar a tornar os sistemas mais mais acessíveis para os consumidores em geral. Veja nosso artigo sobre incentivos e compartilhe sua opinião, será um prazer conversas sobre esse assunto com você. https://nubb.com.br/incentivos-para-energia-solar-no-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *