Se você é novo no mundo da energia solar fotovoltaica, vai perceber que alguns componentes do sistema de geração andam praticamente juntos, como é o caso do painel solar com inversor.
Esses dois componentes são fundamentais para a instalação de um sistema de captação da energia solar em uma unidade residencial ou comercial.
Mas o que poucos sabem é que existe um motivo para esta dependência entre os painéis solares e os inversores.
Por que alguns kits vendem painel solar com inversor?
Geralmente a maioria dos kits de geração de energia solar que existem no mercado já incluem um painel solar com inversor.
Isso acontece porque o inversor complementa os painéis solares. Os desenvolvedores dos kits entendem que é impossível instalar um sistema de geração de energia solar sem contar com um inversor integrado à rede.
Muitas vezes as pessoas se espantam porque não compreendem qual é a função e a importância deste equipamento para um sistema de geração de energia solar fotovoltaica.
Qual a função do inversor?
Os painéis solares são desenvolvidos para transformar a radiação eletromagnética presente na luz do sol em energia elétrica. Acontece que a corrente elétrica gerada pelo painel solar é uma corrente contínua (DCV).
Entretanto os aparelhos eletrodomésticos são desenvolvidos para funcionar com base em corrente alternada (ACV). O inversor de corrente serve para transformar a corrente contínua em alternada.
Assim, com a ajuda do inversor é possível assistir televisão, usar a máquina de lavar roupas, ligar a geladeira e diversos outros aparelhos.
Como identificar o inversor ideal para seu sistema solar?
Os inversores precisam ser compatíveis com a capacidade energética do seu sistema de geração de energia solar.
Cada sistema de geração de energia solar possui uma capacidade que se baseia no potencial dos painéis. Então, se um sistema utiliza 10 painéis de 330Wp, o potencial do sistema de geração é de 3.300Kwh.
Para este tipo de sistema o ideal é utilizar um inversor de 3KW. Apesar deste inversor ter uma potência inferior ao potencial das placas, muitos especialistas e até fabricantes sustentam que esta pode ser a combinação ideal.
De acordo com os profissionais e fabricantes, um inversor pode suportar um sistema de geração que é até um terço superior à capacidade do inversor.
Isso acontece porque os painéis geralmente não atingem a capacidade máxima de geração que o fabricante informa, tendo em vista que o potencial de geração informado pelo fabricante leva em consideração circunstâncias ideais que não são encontradas na natureza.
Quais são os tipos de painel solar com inversor que existem?
Existem basicamente três tipos de inversor solar. Eles são desenvolvidos para dar suporte de acordo com a natureza do sistema de geração.
On-grid
Os inversores on-grid são desenvolvidos para sistemas onde a unidade de geração está conectada à rede de distribuição pública.
Eles viabilizam a saída de energia para a rede de distribuição, permitindo que a unidade geradora possa injetar o excedente de energia na rede pública.
Off-grid
Os inversores off-grid são desenvolvidos para sistemas totalmente independentes da rede de distribuição pública. São ideais para sistemas autônomos e geralmente são desenvolvidos para dar suporte integral ao imóvel.
Inversores off-grid não têm adequação para viabilizar a injeção de energia excedente na rede pública. É muito comum encontrar este tipo de inversor dando suporte a um sistema de geração com potencial levemente superior à capacidade do inversor.
Hibrido
Os inversores híbridos são adequados para sistemas on-grid e off grid simutâneamente. Eles são capazes de dar suporte contínuo aos dois tipos de sistema.
Agora que você já sabe porque é necessário integrar um painel solar com inversor, e já conhece os principais tipos de inversores, compartilhe o conteúdo do Nubb com outros. Em caso de dúvidas e sugestões fique à vontade para deixar nos comentários!
Deixe um comentário