Financiamento Energia Solar

Financiamento Energia Solar no Brasil – É possível?

Mais do que nunca, o mundo da energia elétrica está evoluindo cada vez mais, e mais pessoas estão decidindo economizar o máximo possível usando energia solar. Mas como ter acesso a isso que ainda pode ser um pouco caro de se adquirir? A resposta é: Financiamento Energia Solar.

Você sabe como funciona a energia solar?

Pode ser que você seja um completo leigo quando o assunto é energia solar, e tudo bem, porque a popularização desse tipo de energia é algo relativamente recente.

Apesar de painéis solares existirem desde muito tempo, e ser possível notar alguns, principalmente em empresas, essa tecnologia já se tornou alcançável para as pessoas físicas, que agora conseguem tê-la em suas casas.

Você já deve ter observado as placas as quais nos referimos, geralmente no detalhado da casa, em uma cor azulada. Aquelas placas, que têm o nome te painéis fotovoltaicos, têm a capacidade de absorver a luz do sol, e utilizar uma tecnologia para convertê-la em energia elétrica.

Isso significa que a geração de energia é completamente limpa. Ela não precisa poluir absolutamente nada para que possa funcionar, não emite gases e nem nada do tipo, por isso é considerado uma energia limpa. 

Financiamento Energia Solar: vale a pena investir?

Agora que você já sabe exatamente o que é energia solar, fica a dúvida se realmente vale a pena investir em um Financiamento Energia Solar. Existem diversos motivos para se fazer esse investimento.

Um dos maiores benefícios é o fato desse tipo de energia não poluir nada. Sabemos que alguns tipos de usinas podem fazer muito mal ao meio ambiente, principalmente as termoelétricas. Elas costumam queimar carvão para que o calor gera a energia, e isso libera diversos gases poluentes.

Mas as hidrelétricas não escapam de poluir um pouco também, menos do que a termo, mas mais do que a solar. Como a solar não precisa passar por uma usina e é convertida diretamente no telhado da pessoa, não tem intermediário. 

Mas esse é apenas um dos motivos para se fazer um Financiamento Energia Solar, existem muitos outros. O mais chamativo obviamente é o que ele faz com a sua conta de luz. Se você tiver uma placa potente, pode ter certeza que a sua conta vai para o mínimo possível.

Muitas pessoas perguntam o que acontece quando chove, ou em uma semana nublada, e se isso faria com que fazer um Financiamento Energia Solar não valesse a pena.

Mas não é bem assim, as palavras mais modernas possuem o poder de armazenar a energia feita através do sol, ou seja, ela se carrega feito uma bateria, e fica lá para ser usada. 

Então, por mais que você tenha dias nublados, a bateria vai conseguir segurar até que o sol volte, mostrando o tamanho do poder dessa tecnologia atualmente.

Financiamento Energia Solar

Os muitos tipos de energia solar

Antes de fazer o seu Financiamento Energia Solar, talvez seja importante saber um pouco mais dos modelos. Isso porque você não precisa apenas comprar os painéis que fornecem para a casa toda, existem casas que tem pequenas placas para situações específicas.

Existem casas, por exemplo, que tem energia solar voltada somente para o chuveiro, o que faz sentido uma vez que esse é um dos aparelhos mais gastões de energia que uma casa pode ter.

Existem outros ligados a cozinha também, como para esquentar a água da pia que é usada para lavar louça. 

Mas mais do que várias utilidades, existe também mais de um modelo. Existe a energia PV e também a CSP. O primeiro faz com que cada painel, chamado de painel solar fotovoltaico, consiga converter a luz em energia, como já explicamos.

Já no caso do CSP, os painéis são de resfriamento, que serve para o que descrevemos acima: chuveiros, torneiras e etc.

Considerações sobre o financiamento

A primeira e mais óbvia pergunta é: quanto custa um Financiamento Energia Solar? Essa pergunta não tem uma resposta exata, já que tudo depende do tipo de tecnologia que você quer, o tamanho da sua casa e qual é a empresa que você está pensando em contratar.

Esses fatores geram diferentes tipos de resposta, mas se formos pegar estimativas, um Financiamento Energia Solar pode fazer com que você pague R$20 e R$30 por kWh/instalação.

Outra pergunta importante é sobre como o Financiamento da Energia Solar pode ser feito. Existem alguns passos que devem ser seguidos a fim de que você consiga fazer o melhor negócio possível.

O primeiro é encontrar uma empresa confiável, uma que permita você fazer um financiamento sem nenhum problema e com uma boa taxa de juros. Hoje vários bancos trabalham com linhas de crédito exclusivas para o financiamento de placas solares.

Você pode pesquisar algumas agências famosas e entender como isso funciona para elas, no entanto você pode recorrer a algo mais preciso.

Primeiro que, às vezes, é possível fazer um Financiamento Energia Solar diretamente com a empresa que vai te vender o equipamento todo. Algumas empresas sabem que o preço do investimento do equipamento é alto, e por isso fazem o financiamento.

Isso não é muito diferente de uma loja que vende carros, e que aceita financiar o carro para você. Mas mesmo comprando diretamente de uma loja especializada, sempre leia bem o contrato e saiba bem onde você está pisando.

O pagamento deve ser justo e não abusivo, as parcelas tem que caber dentro do seu bolso, e as parcelas não podem ser eternas. Algumas pessoas inclusive tem uma boa tática para isso.

Se você instalar a energia solar, você vai ter uma economia de energia absurda na sua conta. Pode ser que você gaste 500 reais de energia, dependendo da sua casa. Instalando a solar, esse valor vai cair quase 100%.

O que você pode fazer é garantir que a parcela seja menor do que o quanto você gostava de energia por mês, assim você não vai sentir a mudança. A energia vai praticamente se pagar, e quando você pagar tudo, você vai passar a embolsar aquele valor. 

Conclusão

Não existem dúvidas de que a energia solar pode fazer com que você economize muito dinheiro, e consiga usar esse dinheiro economizado pelas autoras, até para pagar pela própria energia solar.

Então se você se interessou, pesquise bem onde fazer o seu Financiamento Energia Solar, e uma vez com ela instalada, você não vai se arrepender.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *