Entenda como funciona o tecido solar!

O tecido solar tem sido definido como um dos maiores avanços tecnológicos dos últimos anos.

Desde a descoberta do efeito fotovoltaico no século XIX, muitos estudiosos buscam soluções para ampliar as aplicações da energia elétrica fotovoltaica no nosso cotidiano.

Os seres humanos são cada vez mais dependentes da eletricidade. A energia elétrica nos permite explorar diversos recursos essenciais e garante a nossa sobrevivência.

É por conta disso que muitos têm altas expectativas para as aplicações do tecido solar. 

Antes de falar sobre as aplicações e o que é o tecido solar, é importante deixar claro que esta tecnologia ainda está em fase de testes, o que significa que ainda não está sendo comercializada.

O que é o tecido solar?

Este tecido é desenvolvido em um material capaz de absorver a radiação do sol. Atualmente existem 3 projetos de tecido solar em desenvolvimento e todos eles são considerados promissores.

O tecido que capta a energia do sol é como uma espécie de painel solar flexível, o que significa que ele será capaz de aumentar a capacidade de geração de energia em diversos sistemas.

Alguns dos tecidos que estão sendo desenvolvidos possuem capacidade de geração e de armazenamento.

Com essa versatilidade, o tecido solar pode ajudar a reverter problemas econômicos em todo o mundo.

Por que o tecido solar pode impactar a economia mundial?

Desde a primeira revolução industrial, os países mais ricos e desenvolvidos são aqueles que possuem e administram grandes reservas de energia.

Com esta tecnologia de tecidos que absorvem a energia do sol, praticamente todos os países terão um ganho na autonomia energética. O que pode aumentar a riqueza dos países e consequentemente dos seus habitantes.

De acordo com pesquisadores, os países que mais se beneficiarão desta tecnologia são aqueles países situados em regiões tropicais, tendo em vista que a incidência solar é maior nessas regiões.

Tecido solar

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

Existem inúmeras vantagens no uso de tecidos que captam a energia solar, como:

  • Aproveitamento de espaço;
  • Autonomia energética;
  • Desenvolvimento aeroespacial;
  • Desenvolvimento civil;
  • Desenvolvimento militar.

A tecnologia pode trazer vantagens para diversos setores da humanidade e pode abrir as portas para que os seres humanos continuem se desenvolvendo por milhares de anos.

Algumas pessoas estão otimistas de que esta tecnologia pode ser a chave para os projetos de colonização espacial que os seres humanos tanto desejam.

Algumas agências de exploração acreditam que essa ferramenta pode ajudar a colônias humanas em planetas remotos como Marte.

Quais são as possíveis aplicações do tecido solar?

Existem inúmeras aplicações para o tecido solar como:

  • Roupas;
  • Cortinas;
  • Telas;
  • Estufas;
  • Bolsas.

Todos esses objetos podem se tornar uma fonte de energia para um imóvel, ou outro tipo de edificação.

Com esses tecidos seria possível tornar prédios e outras construções totalmente autônomas em sentido energético.

O uso de fontes de energia não renováveis pode ser abandonado e o sol pode se tornar a principal fonte de energia da humanidade.

Se essa tecnologia for associada a outras fontes de energia renováveis o avanço tecnológico pode se tornar mais evidente a cada ano, com aplicações que vão muito além da nossa imaginação.

Como essa tecnologia vai mudar o mundo?

Os especialistas no desenvolvimento desta tecnologia acreditam que o tecido solar pode acabar com o monopólio energético por parte de grandes indústrias.

Imagine não precisar mais consumir energia elétrica de uma concessionária de energia. Com a energia solar isso já é possível, e com o tecido solar isso vai se tornar ainda mais comum.

A tecnologia também pode reverter os impactos do aquecimento global, tornando a vida em nosso planeta viável por muito mais tempo.

Se gostou deste artigo sobre o tecido solar, continue navegando pelo Nubb e conheça novas tecnologias e avanços no mundo da energia solar fotovoltaica!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *