Grande parte da população ainda desconhece o quão benéfico pode ser possuir um sistema de energia solar em casa, que seja integrado com os seus itens e consumo doméstico, o que faz com que haja uma grande queda no consumo de energia e melhora nas contas.
Mas os que realmente sabem a fundo como funciona a geração e como isso pode impactar profundamente as contas do mês estão o tempo todo buscando por oportunidades para instalar e começar a geração de energia o mais rápido o possível alguns impulsionados pelo seu ganho financeiro, ou então por conta da possibilidade de possuir uma energia limpa, verde e renovável que faz com que esteja de acordo com o meio ambiente.
Seja por um ganho ou por outro, o que importa é que as pessoas se tornam cada vez mais conscientes de sua responsabilidade com o planeta e são amplamente encorajadas pelos ganhos financeiros e maior praticidade. E pensando nisso, elaboramos este artigo que contém de forma muito simples e prática todos os passos que são necessários para instalar e começar a utilizar energia solar.
Entender como funciona
Antes de mais nada há alguns pingos nos “is” que devem ser colocados, uma atitude como esta de adotar uma nova matriz energética é um grande passo e exige bastante preparo em que não dá espaço para dúvidas ou incertezas.
Por isso, antes de mais nada é necessário compreender como funciona a geração de energia, o que precisa para que seja utilizado da melhor forma, o tempo de uso, manutenção, o que vai precisar contratar para que funcione corretamente.
Custos de contratação
Por mais que um dos principais atrativos da energia solar sejam os seus custos e economias que podem ser gerados com o tempo, o investimento inicial na produção é alto e exige bastante.
Primeiro que, toda casa possui suas especificidades, o que faz com os projetos possam ter valores muito diferentes um do outro.
Entre em negociação com as equipes de instalação e empresas para conseguir melhores taxas, e há também, incentivos do governo para maior adoção da produção de energia limpa, entre em contato com o caixa tem para saber mais.
Inspeção
Após o processo de contratação é realizada a inspeção em seu imóvel por parte de um engenheiro que vai fazer uso de softwares de medidas e coleta de dados para coletar todas as informações sobre a viabilidade da instalação.
Produção
Depois da inspeção e do planejamento tudo é passado para a produção que vai colocar em prática o desenho de seu sistema de painéis, levando em conta as características de sua residência e de seu sistema elétrico.
Instalação
A próxima etapa é a instalação dos painéis, que não pode ser feita de forma alguma por pessoas despreparadas, na verdade é concluída por profissionais técnicos para que não haja erro algum, siga o projeto completamente e sem desperdícios.
Vistoria
A última etapa é feita após a instalação em que todo o seu processo, equipamentos e linhas passarão por uma vistoria por parte da concessionária de energia, que vai atestar a qualidade do sistema e equipamentos. Após a vistoria os seus painéis solares estarão prontos para uso.
Deixe um comentário