O chuveiro solar tem se mostrado uma ótima opção para quem deseja reduzir o gasto de energia em casa. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia em uma casa.
Os chuveiros elétricos são desenvolvidos para ter mais eficiência e gastar uma quantidade menor de energia, o problema é que o custo da energia está cada vez maior e esses aparelhos continuam sendo responsáveis por grande parte do consumo em uma casa.
Como funciona o chuveiro solar?
Como o nome já sugere o chuveiro solar, ou sistema de aquecimento solar, utiliza a luz do sol para aquecer a água.
Além da luz, o sol também emite radiação através de ondas eletromagnéticas. Os sistemas de aquecimento solar são desenvolvidos para absorver a luz do sol e armazenar o calor do sol.
Esse calor é utilizado para aquecer a água, que depois é armazenada em um sistema de boiler. Esses recipientes servem para conservar a temperatura da água e evitar que ela esfrie.
Trata-se de um sistema muito eficiente e econômico.
Como funciona um chuveiro elétrico?
O chuveiro elétrico converte a eletricidade em calor para aquecer a água. Para alcançar este objetivo, o chuveiro elétrico é equipado com resistências.
Como o nome já sugere, as resistências dificultam o fluxo natural da eletricidade. O que resulta em um aumento drástico no consumo de energia.
Este sistema é considerado eficiente porque é relativamente fácil de instalar e também de substituir. Entretanto, com o passar do tempo o gasto com eletricidade pode acabar se tornando muito alto.
Para pessoas com famílias grandes, o gasto com energia por conta do chuveiro pode ser muito alto.
Quando o chuveiro elétrico gasta mais energia?
O chuveiro elétrico sempre vai gastar mais energia quando o clima estiver mais frio, já que nessa época do ano as pessoas têm a tendência de ligar o chuveiro em temperaturas mais quentes. Afinal, ninguém quer tomar banho frio, não é mesmo?
O mesmo vale para banheiras, tanto as de adulto quanto as de bebê. O chuveiro sempre vai consumir mais energia elétrica quando estiver ligado em uma temperatura mais alta.
Mas veja só, você acabou de ter um bebê, ele acabou de chegar da maternidade e você se preocupou com cada detalhes. Desde a lembrancinha até a saída de maternidade masculino, não vai ser na temperatura da água do chuveiro que você vai querer economizar e acabar deixando o bebê ficar gripado, não é mesmo?
E o mesmo vale para a mamãe, que está com uma rotina super cansativa e corrida devido à chegada do novo membro da família, então um banho quente faz toda a diferença.
Uma boa saída para conseguir manter as regalias – e a saúde – tomando banho no inverno é através de um chuveiro com aquecimento solar.
O aquecedor solar funciona no inverno?
Uma das dúvidas de muitos consumidores é sobre a capacidade de aquecimento do chuveiro solar no inverno.
Muitos acreditam que o chuveiro solar só funciona bem durante o verão, entretanto isso não é verdade.
A energia solar está disponível durante todas as estações do ano. Durante o inverno é comum que as temperaturas caiam, entretanto, se o chuveiro solar for instalado com um bom sistema de isolamento a temperatura externa não vai afetar o aquecimento.
O aquecimento solar vai funcionar todos os dias?
O chuveiro solar vai funcionar todos os dias. A única coisa que pode afetar sua eficiência são os tempos chuvosos. Quando o céu está coberto de nuvens a quantidade de luz que chega aos painéis de aquecimento é menor, por isso o sistema pode perder eficiência.
Chuveiro elétrico ou chuveiro solar?
Agora que já conhece os dois tipos de sistema, chegou a hora de analisar qual o mais eficiente.
O chuveiro elétrico tem como vantagem a praticidade na instalação e os valores de compra relativamente baixos. Entretanto, o tempo de vida útil deste aparelho e o consumo excessivo de energia são problemas.
O chuveiro solar tem zero consumo de energia elétrica e possui um tempo de vida útil muito alto. Além disso, esse sistema pode valorizar o imóvel onde é instalado.
Vale lembrar que o aquecimento solar pode levar água quente para toda casa. Enquanto o chuveiro elétrico só leva água quente para o banheiro.
As vantagens do chuveiro solar tornam ele o mais indicado para quem deseja conforto e economia.
Aquecimento solar custa caro?
Não. Apesar de exigir um investimento ligeiramente maior que os chuveiros elétricos, a economia que esse sistema oferece faz com que o investimento seja recuperado em pouco tempo.
É possível encontrar kits de aquecimento solar valores entre R $1.000 e R $2.000. Não se trata de um investimento alto quando comparado a economia que ele pode oferecer.
Se gostou do nosso artigo sobre chuveiro solar e quer conhecer outras aplicações para a energia solar, continue navegando pelo Nubb!
Perguntas Frequentes
Como funciona o chuveiro com energia solar?
O funcionamento de um aquecedor solar para chuveiro ocorre com base na captação da radiação solar e sua transformação em calor, responsável por aquecer a água. Após esse processo, realizado pelos painéis coletores solares, a água é armazenada em um reservatório térmico, que mantém a sua temperatura.
Quanto custa um aquecedor solar para chuveiro?
Para uso residencial, o preço normalmente fica entre R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00 — considerando sistemas de baixa pressão e modelos mais utilizados em residências.
Qual o melhor aquecedor solar para chuveiro?
Na atualidade o aquecedor solar de tubo a vácuo é a melhor tecnologia para aquecimento de água através da energia solar. O produto pode esquentar a água até 100ºC, dependendo do dimensionamento e da incidência solar.
Deixe um comentário