O que você pensaria se fosse possível captar energia solar através da sua janela? É exatamente esta a proposta da célula fotovoltaica transparente.
Essas células utilizam tecnologia avançada para tornar a captação de energia solar mais eficiente. Felizmente podemos dizer que esta tecnologia não é mais coisa do futuro.
Já existem células fotovoltaicas transparentes que são comercializadas por empresas internacionais. Graças a sua aparência, esta tecnologia está ficando conhecida como vidro fotovoltaico.
A lógica por trás desta tecnologia é bem parecida com a dos painéis solares, entretanto, os materiais utilizados e o tratamento que eles recebem são diferentes.
O vidro fotovoltaico é composto por materiais semicondutores. Esses materiais são estruturados e fixados entre duas lâminas de vidro.
A forma como eles são desenvolvidos faz com que a radiação solar seja absorvida pelo vidro, permitindo que a luz do sol atravesse o material. Como consequência é possível aproveitar a luz solar que passa.
Maiores aplicações para célula fotovoltaica transparente
Existem diversas aplicações para as células voltaicas transparentes. Algumas das principais envolvem:
- Potencialização da captação solar em edifícios;
- Captação solar em veículos;
- Melhor aproveitamento de áreas urbanas para captação solar;
- Economia com iluminação artificial.
Este recurso pode ajudar a aproveitar melhor a incidência de luz solar. Alguns estudos preliminares apontam que o vidro fotovoltaico pode ser mais eficiente na hora de captar a radiação solar difusa.
Ou seja, a luz do sol que reflete na superfície de alguns objetos pode ser melhor aproveitada com a ajuda dessas células.
Infelizmente, por se tratar de uma tecnologia nova o custo deste material ainda é elevado, entretanto eles podem se tornar mais acessíveis com o passar do tempo.
Como os prédios podem se beneficiar com a célula fotovoltaica transparente?
Atualmente não existem muitas soluções que tornem possível a autonomia solar de prédios e edifícios. Isso acontece porque geralmente este tipo de construção consome muita energia e possui pouco espaço para implantação de painéis solares.
Com a ajuda desta tecnologia todas as janelas de um edifício podem ser convertidas em fontes de captação da energia solar.
Desta forma, acredita-se que em alguns anos seja possível encontrar prédios totalmente autônomos na produção de energia solar. Isso pode gerar uma evolução tecnológica sem precedentes.
VEJA SE É POSSÍVEL USAR UMA PLACA SOLAR PARA LIGAR AR CONDICIONADO?
Onde encontrar vidro fotovoltaico?
O vidro fotovoltaico ainda não está sendo amplamente comercializado. Desta forma, encontrar este tipo de recurso no Brasil pode ser um verdadeiro desafio.
A melhor forma de encontrar este material é através da internet. Já existem algumas plataformas especializadas que comercializam este material.
Através da internet você pode avaliar os melhores preços e prazos de entrega. Vale lembrar que até a última edição deste artigo, não existiam fábricas de vidro fotovoltaicos no Brasil.
É por este motivo que esta tecnologia pode ser tão cara, especialmente para consumidores brasileiros, que recorrem à energia solar como forma de economizar recursos.
A célula fotovoltaica transparente é mais eficiente que os painéis solares?
Não. Por se tratar de uma tecnologia em desenvolvimento, o vidro fotovoltaico ainda não tem grande eficiência energética.
Atualmente alguns painéis solares têm grande eficiência energética, sendo necessários poucos painéis para gerar energia suficiente para um imóvel.
Os especialistas que estão à frente do trabalho de desenvolvimento dos painéis solares acreditam que durante a próxima década a tecnologia de células transparentes vai avançar tanto que será possível gerar mais energia que os painéis solares tradicionais.
Se isso acontecer nós vamos ter grandes perspectivas para a captação de energia solar. Não apenas quanto à geração autônoma, mas até para a geração industrial.
Até lá, fique atento ao nosso portal Nubb e continue informado sobre avanços com a tecnologia da célula fotovoltaica transparente. Se gostou deste artigo, compartilhe com outros!
Deixe um comentário