Como se faz a captação de energia solar no Brasil?

Como se faz a captação de energia solar no Brasil?

Os olhos do mundo estão voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias de captação de energia solar, mas infelizmente no nosso país, poucas pessoas sabem como se faz a captação da energia solar no Brasil.

É verdade que o número de pessoas que aderem à energia solar está em crescimento, mas ainda existem muitas pessoas que desconhecem o potencial dessa fonte de energia inesgotável.

Atualmente no Brasil são admitidas três formas de captação da energia solar, sendo elas: minigeração distribuída, a microgeração distribuída e a geração comercial. Mas qual a diferença entre esses três tipos de captação de energia solar?

Microgeração distribuída

A microgeração distribuída é uma das formas de captação de energia solar mais populares dentro do Brasil.

De acordo com as normas de regulamentação que definem como se faz a captação da energia solar no Brasil, a microgeração é a geração de energia elétrica limitada até no máximo 75kw.

Desta forma, qualquer sistema de captação de energia solar que atenda a este limite é considerado um sistema de microgeração. 

Esses sistemas com capacidade energética limitada geralmente são utilizados para a captação de energia em imóveis residenciais e até em pequenos imóveis comerciais.

No Brasil existe um sistema de incentivo à produção de energia solar fotovoltaica. Neste sistema, toda energia excedente que não é utilizada pelo titular do sistema de geração pode ser injetada na rede de distribuição.

Quando isso acontece o titular recebe um crédito energético.

Como se faz a captação de energia solar no Brasil?
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA DE ENERGIA HOJE!

Minigeração distribuída

A minigeração distribuída é tão popular quanto a microgeração. A diferença entre as duas está na capacidade energética do sistema de captação de energia solar.

As normas de regulamentação estabelecem que a minigeração distribuída é realizada por sistemas que ultrapassam o potencial de 75Kw e ficam abaixo de 5Mw.

Geralmente estes sistemas são utilizados em imóveis de grande necessidade energética, como pequenas empresas e até imóveis residenciais.

Quem pode utilizar a microgeração e a minigeração?

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem utilizar a microgeração e a minigeração.

A única exigência é que os sistemas sejam projetados e instalados por profissionais qualificados para realizar este tipo de serviço.

Como se faz a captação de energia solar no Brasil?

O QUE É E COMO FUNCIONA A COMPENSAÇÃO DE ENERGIA SOLAR?

Geração comercial

A terceira forma de captação de energia solar no Brasil é a geração comercial. Esse formato de captação da energia luminosa é destinado a empresas especializadas no setor energético.

A geração é a captação com potencial energético superior a 5MW. Para este tipo de projeto são necessários estudos de impacto ambiental e autorização de órgãos competentes.

Por que é importante entender como se faz a captação da energia solar no Brasil?

O primeiro passo para ter acesso a esta fonte de energia incomparável é compreender como se faz a captação da energia solar no Brasil.

Se você entender as formas de captação pode identificar qual a forma mais indicada para a necessidade energética do seu imóvel.

Você provavelmente notou que o que diferencia essas formas de captação da energia solar é a capacidade dos sistemas de captação. Mas você sabe quais são os sistemas com maior capacidade no Brasil e no mundo? Vamos te apresentar!

Qual a maior usina solar do brasil?

Atualmente a maior usina solar do Brasil é a usina solar de São Gonçalo do Gurguéia. Esta usina se localiza no Piauí.

De acordo com especialistas, a usina de São Gonçalo tem capacidade energética para gerar até 475MW. É sem dúvidas um potencial impressionante, mas ainda bem abaixo da maior usina solar do mundo.

Qual a maior usina solar do mundo?

De acordo com especialistas, a maior usina solar do mundo é o Bhadlar Solar Park, na Índia.

Esta usina tem potencial para produzir 2,25Gw, mais precisamente 2.255 Mw.

Qual maior parque solar do Brasil?

No Brasil, o maior parque solar é composto por 3 usinas e está localizado no estado de Pernambuco. O parque ocupa uma área de aproximadamente 190 hectares e tem capacidade energética de 810 Mw.

Você já sabe como se faz a captação da energia solar no Brasil. Se gostou do nosso artigo no Nubb, compartilhe com seus amigos! Em caso de dúvidas e sugestões, basta deixar nos comentários.


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *