Bateria tesla para as casas com energia solar deve chegar ao mercado em 2023

A bateria tesla para as casas com energia solar tem sido vista como um dos maiores avanços tecnológicos no setor da energia solar fotovoltaica.

Resultado de uma parceria multibilionária entre a Tesla e a Panasonic, a Powerwall, como é chamada a bateria da Tesla, é um marco na capacidade de armazenamento de energia solar.

De acordo com muitos entusiastas, essa bateria pode representar o avanço que os sistemas de energia solar off-grid aguardavam para se popularizar.

Os sistemas off-grid são totalmente independentes das redes de distribuição de energia, por isso precisam de um banco de baterias potente para manter a casa funcionando mesmo durante a noite e em dias de baixa incidência solar.

Vantagens da bateria tesla para casas com energia solar

A bateria tesla para as casas com energia solar utilizam a tecnologia de lítio-ion. Essa tecnologia oferece um sistema de armazenamento de energia mais eficiente e com uma vida útil muito superior às baterias de chumbo ácido, que são tradicionalmente utilizadas.

Estudos sobre a densidade da energia comprovam que enquanto as baterias de chumbo ácido armazenam de 40 a 60 Wh por quilo. A bateria tesla para as casas com energia solar pode armazenar até 200 Wh por quilo.

Isso torna o sistema de armazenamento muito mais eficiente. Com essa tecnologia a quantidade de baterias necessárias para abastecer um imóvel é muito menor do que a quantidade necessária com as baterias de chumbo-ácido e níquel cádmio.

bateria tesla para as casas com energia solar

Espaço

Essa vantagem na capacidade de armazenamento faz com que a bateria Tesla para as casas com energia solar ocupe muito menos espaço.

É possível instalar um sistema off-grid totalmente independente mesmo em unidades de pequeno porte. Em teoria, a popularização desta tecnologia pode ajudar a reduzir os custos de desenvolvimento de sistemas off-grid.

Armazenamento

O armazenamento da bateria Tesla para as casas com energia solar também é muito superior. Conforme informado anteriormente, a Powerwall possui uma densidade energética sem precedentes.

A bateria Tesla para as casas com energia solar é produzida em 2 modelos. O modelo de entrada custa o equivalente a R$ 15.500,00 (quinze mil e quinhentos reais) e possui uma capacidade de 7kWh.

O segundo modelo custa em média R$ 18.200,00 (dezoito mil e duzentos reais). Este modelo tem uma capacidade de armazenamento de 10kWh. Em uma residência com poucos equipamentos elétricos, uma bateria pode ser o suficiente.

Vida útil

Outra coisa que chama atenção na bateria Tesla para as casas com energia solar é a vida útil deste equipamento.

O fabricante oferece uma garantia de 10 anos para o equipamento, o que significa que a vida útil da Powerwall pode ser consideravelmente maior.

As baterias estacionárias que são utilizadas hoje, possuem uma vida útil que varia entre 5 e 10 anos. Ou seja, a bateria Tesla para as casas com energia solar tem um custo benefício muito maior.

Como comprar a Powerwall?

Em nota divulgada à imprensa Elon Musk, o CEO da Tesla Motors afirmou que as baterias só serão comercializadas em conjunto com os painéis solares da empresa.

Apesar de parecer a prática de venda casada, a empresa justifica que o conjunto de aparelhos é que forma visão de mundo que a Tesla deseja compartilhar.

A Powerwall já tem uma rival?

Diante deste empecilho, a bateria Tesla para as casas com energia solar ganhou uma rival. A LG entrou com força na disputa e desenvolveu a LG Chem Resu, que tem uma capacidade de 9,8 kWh.

O aparelho possui uma capacidade ligeiramente inferior à bateria Tesla para as casas com energia solar, mas pode ser uma opção mais barata. Se deseja saber mais sobre essas tecnologias continue navegando pelo Nubb!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *