Não é nenhuma novidade que o uso de sistemas de aterramento oferece segurança para dispositivos que funcionam com a geração, armazenamento e condução de energia elétrica. Mas será que é necessário utilizar aterramento em sistemas fotovoltaicos?
Uma das principais funções dos sistemas de aterramento é aumentar a fuga de corrente. A fuga de corrente é um fenômeno que ocorre quando objetos condutores de energia elétrica não possuem um isolamento adequado.
Geralmente a fuga de tensão está amplamente relacionada ao aumento no consumo de energia elétrica em um imóvel, mas este não é o único problema causado pela fuga de tensão.
Se você já tomou um choque ao ligar o chuveiro elétrico, este pode ser um sinal de que existe fuga de corrente em sua instalação elétrica.
Este mesmo problema pode ser observado em painéis fotovoltaicos. Quando existe algum problema no isolamento dos fios a eficiência do sistema de geração de energia é drasticamente afetada.
O que é aterramento?
Antes de entender se é necessário utilizar aterramento em sistemas fotovoltaicos vamos compreender o que é o aterramento.
O aterramento é um sistema de descarga elétrica que serve para manter as instalações elétricas no mesmo potencial.
A eletricidade é um fenômeno em que o fluxo de energia corre do meio de maior potencial para o meio de menor potencial elétrico. Tendo em vista que o potencial elétrico da terra é nulo, ela pode ser utilizada para absorver o excesso de corrente.
Tente imaginar a eletricidade como um líquido. Se uma garrafa fica cheia de água ela começa a transbordar, da mesma forma um sistema com excesso de eletricidade começa a ter escapes. Principalmente se não existe um isolamento eficiente.
O aterramento é como se fosse um pano utilizado para secar o escape de eletricidade. Ele evita que ela se acumule em superfícies condutoras e cause danos a objetos e pessoas.
É necessário fazer aterramento em sistemas fotovoltaicos?
Sim! Os sistemas de geração de energia fotovoltaica são sistemas de alto potencial elétrico. Ou seja, eles concentram grandes quantidades de energia o que significa que se houver uma falha de isolamento a energia pode acabar “vazando”.
O aterramento em sistemas fotovoltaicos é importante para garantir que estes vazamentos não causem danos a aparelhos eletrônicos e nem às pessoas.
Para este tipo de sistema o aterramento funciona como uma espécie de sistema de segurança. Por isso é muito importante usar um sistema de aterramento mesmo em painéis solares e outros equipamentos de geração de energia solar.
Quais são os riscos de não utilizar aterramento em sistemas fotovoltaicos?
A falta de aterramento pode oferecer diversos riscos, mas os choques e descargas elétricas são os principais.
Se a eletricidade se espalhar por superfícies condutoras qualquer pessoa, ou animal que entrar em contato com a superfície pode acabar sofrendo uma descarga elétrica. Essa descarga pode ser fatal.
Além disso, o escape de corrente pode danificar severamente equipamentos eletrônicos que estão próximos ao sistema gerador.
Como fazer aterramento em sistemas fotovoltaicos?
O formato de aterramento utilizado em sistemas fotovoltaicos é o formato TN. Este formato de aterramento conecta um ponto de alimentação diretamente ao solo. Entretanto ele possui algumas variações.
Para saber qual o formato de aterramento mais indicado para o seu sistema de geração de energia solar é importante buscar suporte profissional.
Contar com a ajuda de uma equipe especializada na instalação de sistemas fotovoltaicos é o segredo para obter um sistema bem isolado e bem aterrado.
Um isolamento de qualidade associado a um bom sistema de aterramento oferece mais segurança e eficiência no sistema gerador. Assim não é necessário se preocupar com o aterramento em sistemas fotovoltaicos.
Se você gostou deste conteúdo continue navegando pelo Nubb e não esqueça de compartilhar este conteúdo com outros!
Deixe um comentário